Como começar a divulgar a minha marca na Internet?

Uma dúvida muito comum entre os microempreendedores é qual o primeiro passo para divulgar uma marca na Internet. Por onde começar? O que é necessário para ter uma boa presença digital? Será que eu mesmo posso divulgar a minha marca? Todas essas perguntas permeiam a cabeça dos empresários ao começar um negócio. Hoje vamos falar um pouco sobre essas questões e fazer uma introdução básica de como dar início à divulgação da sua marca na Internet.

Primeiramente é preciso frisar que hoje é essencial para qualquer marca estar presente na web. É possível fazer um exercício simples para entender essa importância:

Digamos que você receba uma visita em casa e queira levá-la para jantar algo típico da sua cidade, mas não conhece nenhum restaurante do tipo. O que você faria para descobrir onde ir? Muito provavelmente entraria no Google e buscaria “restaurantes de comida típica em tal cidade”, ou talvez até fosse dar uma olhada no Instagram e buscar por uma hashtag. Ainda seria possível fazer uma busca no Youtube ou mesmo no Facebook. Enfim, as opções são muitas, mas perceba que todas elas são online.

Hoje em dia, quando precisamos encontrar uma marca, serviço ou produto, o primeiro impulso é buscar na Internet. Por isso, se a sua empresa não possui uma boa presença digital, você certamente está perdendo muitos possíveis clientes!

Mas afinal, como posso começar a divulgar a minha empresa online?

Há uma infinidade de respostas para essa pergunta, pois há muitas formas de trabalhar a divulgação de uma marca na web. Vamos indicar as mais simples e que se usadas corretamente, podem gerar ótimos resultados.

 

Redes Sociais

social-network-76532_640

A forma mais comum de divulgar uma marca ou serviço na Internet atualmente são as redes sociais. Seja o Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, Pinterest… as opções são muitas.  Porém, por mais que pareça simples, divulgar uma empresa online vai muito além de apenas postar uma foto no Instagram e replicá-la para o Facebook.

Tanto as redes sociais atualmente oferecem muitas ferramentas para empresas, quanto é preciso estar ciente que a mídia social da sua marca é a vitrine online do negócio. E você não entra numa loja que a vitrine não seja chamativa, não é mesmo? Por isso, a principal dica para empresários que estão começando nas redes sociais é buscar entender como elas funcionam. Estudar e se informar, ler, assistir vídeos sobre o assunto. Isso ou contratar uma empresa especializada em gerenciamento de mídias sociais.

Afinal, há muitas variantes que precisam ser levadas em conta ao criar um perfil de empresa em uma rede social. Você pretende divulgar o seu serviço ou produto com fotos ou artes de design gráfico? Quem vai fazer essas fotos? Você possui algum conhecimento em design? Qual a periodicidade que você pretende publicar? Quem é o seu público-alvo? Qual a sua estratégia com aquela publicação? Qual a rede social mais combina com o meu modelo de negócio? As questões são muitas!

 

Buscadores online

Outro ponto que muitas vezes é deixado de lado pelos empresários na hora de fazer o marketing digital do seu negócio são as ferramentas de busca online. Por mais que as redes sociais sejam ferramentas poderosas para a comunicação de uma empresa, é preciso lembrar que a maioria delas não possui ferramentas de busca. Ou seja, para que novos clientes encontrem a sua marca é primordial que você tenha uma boa presença no Google.

Mas o que isso quer dizer? Em primeiro lugar, certifique-se que o seu negócio possui uma localização atualizada na busca e no Google Maps, pois assim será bem mais simples das pessoas encontrarem o seu estabelecimento. Além disso, atualmente o Google liberou uma função de fazer publicações inseridas na localização, o que é uma oportunidade muito legal de criar um primeiro contato mais aprofundado com o futuro cliente.

jardim google
Agora é possível fazer publicações e inserir ofertas na localização do Google

Talvez você não saiba, mas o segundo maior buscador online do mundo é o Youtube, e claro que você também pode usá-lo a favor da sua empresa! Por que não fazer vídeos mostrando um pouco do seu negócio? Se você tem uma academia, por exemplo, que tal gravar um vídeo com um personal dando dicas de exercícios simples para fazer em casa? Assim você pode ser encontrado por diversas pessoas interessadas no assunto e ainda divulgar a sua marca. É primordial olhar de uma forma diferente e criativa para as ferramentas que a Internet nos oferece, pois isso vai diferenciar a sua empresa das concorrentes.

 

Tenha um site!

Como frisamos anteriormente, a maioria das pessoas encontra novas empresas através da busca do Google. Logo, se você tem um site legal do seu negócio, a chance de novos clientes se interessarem pela sua marca é bem maior!

Voltando ao exemplo que usamos no início do texto, se você foi até o Google e encontrou uma lista de restaurantes de comida típica na sua cidade, qual o próximo passo? Você certamente vai tentar encontrar mais informações sobre cada um deles, para escolher qual lhe agrada mais. Por isso, se um deles tem um site legal com fotos dos pratos e ambiente, cardápio, informações sobre o funcionamento da casa etc, provavelmente vai sair na frente na disputa. Concorda?

Por isso, vale a pena pensar seriamente na possibilidade de fazer um site o quanto antes para o seu negócio! Nesse caso o ideal seria contratar uma empresa ou profissional que trabalhe com construção de sites, mas a gente sabe que muitos empreendedores começam com pouco capital. Nesse caso, há algumas opções gratuitas que podem ser usadas para começar. É o caso do Google Meu Negócio, WordPress ou mesmo o Wix. Mas lembre-se que essas são opções para quem está começando. Se você tem condições de contratar um profissional, faça! Assim o seu site terá uma qualidade superior e com certeza vai se diferenciar dos demais.

 

Enfim, essas são apenas algumas formas simples de divulgar a sua marca online. É claro que há muitas outras, dependendo do seu tipo de negócio, público-alvo etc.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

Caso tenha alguma dúvida, envie um email para 229estudio@gmail.com ou deixe um comentário!

 

*por Érica Rodrigues, jornalista e social media do 229 Estúdio Criativo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s