Talvez o marketing de conteúdo seja tudo o que o seu negócio precisa para decolar

Você já ouviu falar em marketing de conteúdo? Atualmente o termo vem se tornando frequente em conversas sobre marketing digital e estratégias para divulgação de marcas online.

O marketing de conteúdo nada mais é do que uma maneira de engajar o seu público-alvo através da produção de conteúdos relevantes e valiosos e assim criar uma imagem positiva da sua marca, consequentemente gerando mais negócios. Calma, vamos explicar melhor.

Digamos que você se interessa por alimentação saudável, e por isso sempre está vendo conteúdos sobre o tema na Internet. Em certo momento, começa a seguir um perfil de um nutricionista que dá dicas de receitas simples e saudáveis que você pode fazer em casa. As receitas são muito boas e você sempre faz e adora. Depois de um tempo, você acaba decidindo cuidar mais da saúde e vai marcar uma série de consultas com essa finalidade. Neste momento, lembra-se daquele nutricionista que acompanha no Instagram e resolve marcar a consulta com ele, uma vez que já segue e admira o trabalho dele.

Esse é um exemplo simples de como o marketing de conteúdo pode ser valioso para a criação de uma imagem positiva da marca. O que o nutricionista do exemplo faz, dar dicas de receitas no Instagram, nada mais é do que marketing de conteúdo. Ele gerou conteúdo gratuito, de qualidade e valioso para o público-alvo que busca atingir, e assim gerou uma imagem positiva do trabalho que faz na nutrição.

Na realidade, o marketing de conteúdo pode ser aplicado para qualquer tipo de negócio. Desde uma loja de pneus até um salão de beleza ou restaurante. Sempre há conteúdo que pode interessar ao seu público alvo para ser compartilhado. No caso da loja de pneus, você pode mostrar como estar com um jogo de pneus novos diminui os riscos de acidente, por exemplo. Ou mesmo falar sobre a reciclagem de pneus e como isso ajuda o meio ambiente. Enfim, as opções são muitas!

É importante também deixar claro que o marketing de conteúdo não precisa e nem deve se restringir apenas às redes sociais. Através delas é possível fazer um trabalho maravilhoso, mas esta é só a ponta do iceberg. Utilizar um blog integrado ao seu site institucional é uma estratégia elementar e que gera excelentes resultados, por exemplo. Também é possível captar as informações do seu cliente e enviar uma newsletter para o e-mail dele periodicamente. Já pensou que legal receber conteúdo de qualidade no seu e-mail sobre assuntos que lhe interessam?

Estamos vivendo uma era de muitas mudanças rápidas. De uma semana para outra, aparecem novas redes sociais, novas funções em aplicativos que já usamos etc. Por isso, é importante que os empreendedores estejam cientes que o marketing também está mudando. Não adianta mais apenas postar fotos nas redes sociais da marca e distribuir panfletos na rua. É preciso estar antenado nas novas formas de construir uma presença digital sólida e principalmente um bom relacionamento com os clientes.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

Caso tenha alguma dúvida, envie um email para 229estudio@gmail.com ou deixe um comentário!

Quer começar a construir um relacionamento relevante com os seus clientes através dessas estratégias que citamos no texto? Nós da 229 Estúdio Criativo podemos te ajudar! É só entrar em contato e marcar uma reunião!

 

*por Érica Rodrigues, jornalista e social media do 229 Estúdio Criativo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s